Medicina na Argentina
A comunidade de estudantes brasileiros que estudan medicina na Argentina é muito grande e a razão é porque o país oferece uma alta qualidade de ensino
com custos muito baixos comparados com o estudo da medicina no Brasil.
A Universidade de Buenos Aires (UBA) com a Faculdade de Medicina é a mais
solicitada pelos estudantes estrangeiros. Além de ser gratuita e sem ter processo
seletivo também tem 3 prêmios Nobel recebidos por renomados pesquisadores na sua história.
A oferta de estudos nas universidades Argentinas para medicina é variada e inclusiva, o estudante somente necessita ter a documentação pedida pelas diferentes universidades e cumprir com os requisitos de ingresso.
Os brasileiros que estudam a graduação
em medicina na Argentina têm a possibilidade
de trabalhar como médicos no Brasil por meio
da revalida. Para o ano 2014 as instituições de
educação superior do Brasil aderiram ao exame
da revalida, foram credenciadas a validar os
diplomas dos aprovados no exame.
Todos os estados do Brasil
têm a possibilidade de realizar
o exame nacional de
revalidação desde então,
sendo assim, os formados
em medicina na Argentina
podem exercer sua
profissão em qualquer
lugar do Brasil somente
aprovando o exame.
Você sabia que
uma alta taxa
de estudantes
internacionais
voltam aos
seus países
sem terminar
a formatura?
Uma das razões principais é a formação que o estudante tem antes de iniciar seus estudos. A maioria dos estudantes e pais estão mais preocupados pelos trâmistes migratórios ou educativos que pela estabilidade e conhecimentos que ele tem ao momento de entrar na faculdade
Ingressar a uma das melhores universidades da América latina na Argentina não é díficil, mas ter sucesso nas aulas e na adaptação da forma de vida em um país diferente requer uma formação prévia.
1
Preparação idiomática
Os estudos universitários na Argentina são 100% em espanhol e os professores são exigentes com a redação e ortografia para todos os alunos por igual, por isso é muito importante que os estudantes brasileiros não fiquem na posição de desvantagem idiomática e aprendam a se comunicar em espanhol desde o ambiente acadêmico. Além disso é importante que se destaquem na sua carreira professional, fazendo vínculos com os integrantes da formatura, tanto estudantes como professores, mas para conseguir isso acomunicação é de vital importância.
2
Preparação idiomática
As dificuldades que os alunos apresentam no primeiro ano da faculdade para aprovar matérias como matemática, física, química e biologia, têm relação direta com uma basedeficiente do aprendido na escola, por isso, Scalar gerou o programa Nivela Scalar, destinado para aqueles alunos que precisam de nivelação acadêmica.
3
Inserção sociocultural
Ficar longe de casa, dos amigos e a família é todo um desafio, por isso é importante que o processo de inserção sociocultural seja bem sucedido. A maior parte do tempo o estudante vaiconviver com pessoas que não conhece e que têm diferentes culturas, então o melhor para você é que se sinta parte do entorno. Através de nosso programa de inserção sociocultural você formará parte de um conjunto de atividades que lhe ensinaram os novos costumes e como se adaptar para disfrutar do processo.
A maioria das universidades Argentinas não têm processo seletivo, o que é muito importante para garantir possibilidade de ingresso para todos na educação superior. O processo seletivo segue o modelo europeu, onde todos os alunos que possuem o ensino médio completo podem se matricular na universidade. Para os brasileiros é muito importante ter a documentação que solicitam, planejar os empos de chegada e aprovar um exame de suficiência do espanhol.